Localizada a cerca de 31 quilômetros de distância de Vitória da Conquista, a cidade de Barra do Choça, no sudoeste baiano, terá quatro candidatos a prefeito na disputa eleitoral deste ano. As convenções que oficializaram as candidaturas no município ocorreram no último final de semana.
Os dois favoritos ao pleito são o ex-prefeito Oberdan Rocha (PP) e o atual gestor Adiodato Araújo (PSD). Oberdan tem como candidato a vice em sua chapa o ex-vereador Naelton Freitas e volta a disputar as eleições na cidade depois de já ter exercido quatro mandatos, o que lhe trouxe um grande legado político.
Segundo informações do Blog do Jorge Amorim, ele conseguiu prosseguir com a sua candidatura depois de ter sido suspensa uma decisão da Justiça que havia julgado e reprovado suas contas no ano de 2016. O atual prefeito, Adiodato Araújo, enfrentou dificuldade parecida para se efetivar como candidato, pois também teve contas rejeitadas e que ainda serão julgadas pela Câmara Municipal.
Apesar de ser um dos favoritos, o índice de reprovação da sua gestão é elevado, sobretudo por conta de um dos maiores escândalos já ocorridos na história da política municipal, que ficou conhecido como “a farra dos combustíveis”. O escândalo envolve denúncias contra Adiodato relacionadas à compra, pagamento, uso e fornecimento de combustíveis adquiridos pela administração entre 2017 e 2019.
Mais distantes dos holofotes, o professor Saturnino Barbosa (PT) e o quiropraxista Mário Mota (PV) completam a lista de candidatos de Barra do Choça. Saturnino é bem visto na política local e tem Juliana Amorim, do Republicanos, como candidata à vice-prefeita em sua chapa.
Já o candidato Mário Mota, que decidiu não se aliar a nenhuma das outras coligações, se mostra confiante e espera surpreender na corrida eleitoral. Ele apostou no nome do seu pai, pastor Orlando, como candidato a vice em sua chapa.