Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Eleições 2020: Pesquisa de intenção de voto para prefeito de Vitória da Conquista deve sair nesta madrugada

Random image

A pesquisa de intenção de voto para prefeito de Vitória da Conquista que está sendo realizada pela empresa Eleva Tecnologia e Comunicação LTDA deve sair na madrugada desta sexta-feira (30). O novo levantamento deve movimentar a disputa eleitoral, que segue polarizada entre o atual prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB), e o ex-prefeito José Raimundo Fontes (PT).

Registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último sábado (24), a pesquisa ouviu 600 eleitores e custou R$ 4 mil. Essa será a terceira pesquisa divulgada no município.

Pesquisa Impugnada

Uma outra pesquisa, que deveria ter saído na última terça-feira (27), foi impugnada pela coligação Conquista Independente, encabeçada pelo candidato Romilson Filho (PP). O levantamento não tinha os nomes de Romilson e do candidato do PSL, Cabo Herling, que até então tinham o registro da candidatura indeferido.

Também foi apresentada a justificativa de que a margem de erro foi calculada com base em um número de amostras maior do que as obtidas e também que faltava no questionário o grau de instrução dos entrevistados.

A liminar que suspendeu a divulgação do resultado foi concedida pelo juiz Cláudio Augusto Daltro, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

Resultado antigos

Até o momento já foram divulgadas duas pesquisas de intenção de voto para prefeito: a primeira foi divulgada pelo Jornal A Tarde e realizada pelo Potencial Pesquisa, e a segunda que foi realizada pelo Instituto Hoje Indata.

As duas últimas pesquisas apontam uma vantagem do candidato a prefeito pelo PT, José Raimundo Fontes, na sequência, vem o atual prefeito e candidato à reeleição pelo MDB, Herzem Gusmão.

O levantamento da empresa Potencial Pesquisa mostra José Raimundo com 34% das intenções de voto, 5 pontos percentuais à frente de Herzem, que tem 29%, como a margem de erro é de 4 pontos, a diferença coloca os dois em um empate técnico.

Já a pesquisa do Instituto Hoje Indata mostra uma diferença maior entre os dois candidatos: o petista tem 38% das intenções de voto, contra 29% do mdebista. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também