No início do mês, um blog ligado ao prefeito Herzem Gusmão publicou uma matéria afirmando que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estaria apoiando a candidatura do gestor à reeleição. A informação foi recebida com estranheza, uma vez que tudo indicava que o deputado estadual pelo Marcell Moraes seria candidato a prefeito pelo partido.
Em entrevista ao Blog do Sena, o pré-candidato rechaçou qualquer possibilidade do partido apoiar a candidatura de Herzem. Ele explicou ainda que, por resolução da Executiva Nacional do PSDB, as decisão sobre candidaturas em cidades com mais de 100 mil habitantes é de competência do diretório estadual. O deputado é vice-presidente do partido na Bahia.
“O PSDB vai apoiar a minha candidatura. O presidente estadual do partido, Adolfo Viana, estará aqui na cidade e vai direcionar os rumos. Ele estará aqui dando entrevistas em rádios e blogs para quem quiser ouvir. O PSDB é um partido grande, não é um partido que se vende a um ‘prefeitozinho’. Um partido grande tem por obrigação lançar candidatura e não apoiar um prefeito desastroso como Herzem”, criticou incisivamente o deputado.
A resolução publicada pelo PSDB define que em caso de descumprimento de suas cláusulas, pode ocorrer a intervenção e dissolução de órgãos, conforme estabelece o estatuto partidário. Assim, não cabe à executiva municipal decidir sobre apoiar outros candidatos.
Esse é o segundo “banho de água fria” que Herzem tomou em pouco mais de uma semana. Anteriormente, ele divulgou que o partido Solidariedade estaria apoiando sua candidatura, o que foi desmentido pelo grupo independente. O PROS também anunciado como apoiador pelo prefeito, anunciou apoio à pré-candidatura de Marcell Moraes.