Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Eleições 2020: Em sabatina na TV Sudoeste, Herzem volta a atacar o PT

Random image

Nesta quinta-feira (19), o atual prefeito de Vitória da Conquista e candidato à reeleição Herzem Gusmão (MDB) foi sabatinado no Bahia Meio-Dia, da TV Sudoeste. Herzem ficou em segundo lugar na disputa do primeiro turno, recebendo pouco mais de 78.700 votos. Seu adversário, José Raimundo Fontes (PT), recebeu cerca de 3 mil votos a mais, obtendo pouco mais de 81.700 votos.

O candidato voltou a afirmar que está confiante na vitória, apesar que ainda não ter fechado nenhum apoio para o segundo turno. “Nós estamos conversando, estamos sendo procurados por lideranças, mas ainda não fechamos nenhum apoio. O PT sabe que o resultado dessas eleições vai estabelecer o fim da era PT no estado da Bahia”, declarou.

Herzem falou dos problemas da gestão do municipal com o Governo do Estado em face das divergências acerca da reabertura do comércio durante a pandemia. Segundo Herzem, o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, é o responsável por iniciar os atritos entre a Prefeitura de Conquista e o Governo do Estado. “O Governo queria decretar até toque de recolher, fechar o comércio, e nós reagimos. Depois o Governo, através do secretário, começou a maltratar a cidade. Então as relações azedaram em função do tratamento do secretário para com a cidade de Vitória da Conquista”, avaliou o prefeito.

Crise no transporte

Questionado sobre a situação do transporte coletivo urbano, o prefeito voltou a responsabilizar a gestão petista pela fraude no processo licitatório, que fez com que a Viação Cidade Verde deixasse de operar no município. Atualmente, o transporte é operado pela Viação Rosa e Atlântico Transportes por meio de contratos emergenciais.

“O governo do PT nunca fez gestão do transporte. Nós decretamos intervenção na ATUV. Agora em agosto saiu um acórdão e a Cidade Verde foi condenada. O que nós fizemos e é uma prerrogativa, fizemos dois contratos emergenciais. Agora estão tentando creditar a mim. Aqueles funcionários que eles disseram que ficariam desempregados estão sendo contratados pela nova empresa, que nem tinha obrigação, mas nós pedimos”, disse Herzem.

O Tribunal de Justiça da Bahia, que julgou que a empresa cometeu um fraude, absolveu Guilherme Menezes, que era o prefeito na época, por entender que o gestor não teria como identificar a infração cometida pela empresa.

A Cidade Verde tenta na Justiça um recurso, uma vez que o processo ainda não foi transitado em julgado, podendo haver um reversão.

Ontem, o Blog do Sena esteve com um grupo de rodoviários que ficaram desempregados após a saída da Cidade Verde. Eles afirma que 300 trabalhadores ficaram desempregados e não 200, como informado. Eles dizem ainda que as carteiras não receberam baixa e que estão sem receber o seguro desemprego.

Falta de pavimentação

Em vários pontos da cidade, principalmente na zona rural, toda vez que chove é um transtorno. Na manhã de hoje, quando choveu fraco na cidade, carros caíram em buracos e atolaram na Rua Planalto, no bairro Vila da Conquista, após máquinas da Prefeitura realizarem uma obra de rebaixamento da rede de água e esgoto, e as máquinas começaram a trabalhar para asfaltar a via.

Como de costume todas as vezes em que se fala na chuva, Herzem ironizou e não perdeu a oportunidade de criticar as antigas gestões: “O PT ficou aí tantos anos e não chovia. Eu sempre falo que o PT ficou aí tantos anos e não chovia, depois que o PT foi embora, não para de chover e até Roberto Carlos veio cantar. Conquista tem 3 mil quilômetros de estada de chão, as máquinas estão trabalhando, agora com as subprefeituras, não param de trabalhar, mas quando chove muito elas têm que parar para não virar um atoleiro”, declarou.

Nas últimas chuvas fortes, até mesmo a Travessa dos Artistas, que passou por obras para receber a nova rede de drenagem, sofreu estragos. Parte do passeio e do calçamento foram levados pela água. A Avenida Lauro de Freitas e Rua Góes Calmon e a Avenida Ascendino Melo, que sofrem há anos com problema de alagamentos, viraram um verdadeiro “rio”. A promessa do projeto do novo terminal de ônibus é resolver o problema.

Em bairros que não contam com pavimentação, como o Cidade Modelo, o lamaçal que as ruas se transformam, impossibilita que os moradores saiam de casa e torna o trecho difícil até para a circulação de carros. Há menos de um mês, o Blog do Sena verificou que os moradores estavam tapando buracos por conta própria para viabilizar a circulação em uma das ruas.

A previsão é que chova forte na cidade nos próximos dias, o volume esperado é de até 150 milímetros de chuva nos próximos 5 dias.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também