No decreto publicado pelo prefeito Herzem Gusmão no dia 30 de agosto foi proibida a distribuição de panfletos em Vitória da Conquista. A justificativa alegada pela Prefeitura era de que a medida tinha como objetivo conter a disseminação do Coronavírus.
Logo no início, a medida foi questionada e foi levantada a suspeita de que a medida teria motivação política, uma vez que um dos adversários do prefeito estava distribuindo panfletos com suas propostas. No último dia 20 de setembro, o decreto foi revogado pela Prefeitura.
No entanto, nesta quarta-feira (30), informações recebidas com exclusividade pelo Blog do Sena dão conta de que a distribuição dos famosos santinhos com a foto e o número dos candidatos está proibida em Vitória da Conquista.
A decisão foi tomada com base unicamente em uma resolução do TSE. O anúncio foi feito em uma reunião online do TRE com líderes de partidos de Vitória da Conquista.
A expectativa é de que os partidos entrem na Justiça contra a medida, porque os santinhos são uma das principais peças de marketing político dos candidatos.