A crise no transporte coletivo foi o tema que mais gerou polêmica entre os candidatos Herzem Gusmão (MDB) e José Raimundo (PT). O segundo bloco do debate teve temas determinados por sorteios.
Com a contratação emergencial de duas empresas para operar o transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista, a questão provocou trocas de acusações entre os dois candidatos. O atual prefeito acusou a gestão petista de ter fraudado o processo licitatório que resultou na contratação da Viação Cidade Verde, condenada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Após a acusação, Zé Raimundo chegou a pedir Direito de Resposta, que foi analisado e negado pela produção. Herzem reagiu dizendo que o processo declara que houve uma fraude e não ele.
Zé Raimundo lembrou a situação dos veículo que estão rodando na cidade. Relembrando as duas vezes em que veículos da Atlântico Transportes soltou as rodas traseiras e outra situação em que a porta de um dos ônibus se soltou. Herzem voltou a afirmar que os ônibus foram sabotados.