Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Eleições 2020: Após ofensas à jornalista, Justiça determina que coligação de Herzem retire do ar programa eleitoral

Random image

A campanha eleitoral em Vitória da Conquista está a todo vapor, faltando exatamente uma semana para os eleitores irem às urnas, as investidas cada vez mais ácidas, uma delas, realizada pela coligação O Trabalho tem que continuar, encabeçada pelo prefeito e candidato à reeleição Herzem Gusmão (MDB), chamou a atenção por não focar na mensagem, mas na interlocutora, a jornalista e apresentadora do programa da coligação A Conquista do Futuro, Indhira Almeida.

A polêmica toda teve início após o programa eleitoral do PT divulgar um áudio vazado no qual Herzem critica a instalação da Policlínica Regional de Saúde em Vitória da Conquista, xingando o prefeito de Belo Campo e presidente do consórcio interfederativo que administra o equipamento, José Henrique Tigre.

No trecho divulgado no programa da coligação petista, Herzem utiliza palavrões para se referir ao equipamento e afirma que a Policlínica estaria a serviço de seu adversário político em Conquista

O programa da coligação de Herzem, veiculado na última quinta-feira (05), chamou deliberadamente a jornalista de mentirosa, em uma tentativa de justificar a fala do prefeito ao se referir à Policlínica. Uma espécie de carimbo com a frase “É mentira dela” é colocado sobre a imagem da jornalista.

Confira o vídeo:

Em face das acusações feitas contra Indhira, um pedido de direito de resposta foi protocolado pela Coligação A Conquista do Futuro junto à Justiça Eleitoral. O juiz eleitoral, Carlos Augusto Daltro, deferiu a liminar neste domingo (08), determinando a retirada do programa do ar. Sobre o pedido de direito de resposta, a coligação do mdebista tem o prazo de um dia para apresentar defesa.

Os ataques realizados estão ainda tipificados no Código Penal como injúria e difamação, que são dois dos três tipos de crime contra a honra.

Confira a liminar:

Repercussão

No mesmo dia em que o programa eleitoral de Herzem foi ao ar, profissionais de imprensa e internautas lançaram a hashtag “Somos Todos Indhira”, como forma de apoiar a jornalista.

Outros profissionais de imprensa também se manifestaram em solidariedade à jornalista, a exemplo, de Elton Becker e Afonso Silvestre, que divulgaram uma nota contra os ataques: “A fala infeliz, parva e teleguiada, denota o desespero diante da verdade constrangedora, tenta constranger de volta, ou seja, tenta tirar a liberdade sagrada e republicana conquistada a duras penas pelo povo brasileiro. Mas que agora está sendo colocada em risco por práticas abjetas”, diz a nota.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) também divulgaram uma nota repudiando os ataques. O texto classifica a atitude como “um ato injusto, irresponsável, mesquinho e covarde” contra a jornalista. 

Como as ofensas estão tipificadas como crimes, ainda não se sabe se a Indhira irá mover um processo contra a coligação do prefeito na Justiça comum. No mesmo dia, ela divulgou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que o ataque não a deixou desmotivada ou abalada.

A equipe do Blog do Sena entrou em contato com a assessoria do prefeito e candidato Herzem Gusmão para saber qual o seu posicionamento acerca da liminar e seguimos aguardando a resposta.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também