Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“É uma proposta de desenvolvimento regional para o nosso estado”, pondera Xandó sobre a criação da Região Metropolitana do Sudoeste

Random image


A criação da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano (RMSB) é uma pauta que vem recebendo grande atenção por vários vereadores de Vitória da Conquista. Suprapartidário, o projeto reúne vereadores das bancadas de situação e oposição da Câmara de Vereadores, sendo encabeçado pelo presidente Ivan Cordeiro (PL) e tendo adesão de vários outros edis.

Um encontro realizado na cidade. nesta quinta-feira (22), reúne vereadores e presidentes de Câmaras municipais de 37 cidades, além da prefeita Sheila Lemos (UB). O intuito da assembleia realizada hoje é chamar a atenção e pedir celeridade para o projeto de lei enviado deputado estadual Vitor Azevedo (PL) para a Assembleia Legislativa da Bahia.

Pertencente à bancada de oposição, o vereador Alexandre Xandó (PT) endossa a luta. Em entrevista ao Blog do Sena, ele esclareceu a importância do projeto para o município e região.

”Essa é uma pauta da cidade. O desenvolvimento regional já é uma marca do Governo Federal e do Governo do Estado, nós pensamos nos consórcios de saúde, nos consórcios de infraestrutura, nas policlínicas, que são estruturas que são geridas de forma regional. Pensar em uma Região Metropolitana de Vitória da Conquista é pensar em um desenvolvimento regional, em trazer investimentos com mais força, pensar também em dividir as despesas para que todos os municípios possam se desenvolver juntos”, ponderou.

A ideia da RMSB visa fortalecer o município na obtenção de recursos, investimentos e também no cenário político. Além de integrar as cidades, os defensores já veem no horizonte alguns avanços importantes como um Hospital Metropolitano para reforçar a saúde no sudoeste baiano.

Com o grande interesse em torno do projeto, Xandó disse que busca apoios importantes junto ao Governo do Estado. “Nós mantemos o diálogo com o Secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, com nosso governador Jerônimo. Eu não tenho dúvidas que esse projeto vai avançar, até porque não é só Conquista que estão pautando a Região Metropolitana. Outros grandes conglomerados do nosso estado, a exemplo da região Sul, Itabuna, Ilhéus, então é uma proposta de mudança de políticas públicas e desenvolvimento regional”, afirmou otimista.

As articulações continuam até que a lei seja de fato aprovada. Para o terceiro município da Bahia, a RMSB daria maior projeção no cenário estadual e nacional, fomentando os mais diversos setores.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também