O Padre Benedito Costa Soares, assassinado no dia 6 de maio de 1988, foi homenageado no último sábado (06), em Vitória da Conquista. Agora, o local onde aconteceu um dos crimes mais brutais da cidade, recebeu o Largo Padre Benedito Soares.
O largo fica localizado a na Avenida Ulisses Guimarães, bairro Felícia, em frente a Policlínica. Padre Bené, como era conhecido, morreu há 35 anos, e era muito querido na cidade onde atuou na luta das causas humanísticas e sociais.
Em entrevista ao Blog do Sena, o vereador Luiz Carlos Dudé (MDB) destacou a importância da homenagem. “É uma homenagem a um dos grandes, dos maiores que tivemos do movimento da Igreja Católica, dos movimentos sociais como um todo, em Vitória da Conquista. A 35 anos atrás, a cidade estava enlutada”, disse o vereador.
A homenagem ao Padre Benedito, que era pároco da Catedral, foi criada após a aprovação do Projeto de Lei, de autoria do vereador Dudé. O PL foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. “A prefeita Sheila sancionou esse projeto denominando aqui, onde aconteceu o assassinato do Padre Benedito, no Largo Padre Benedito Soares, nesse trecho da Avenida Ulisses Guimarães. É uma justa homenagem prestada a uma das maiores figuras dessa cidade”, contou Dudé.
A inauguração do Largo Padre Benedito Soares contou a presença vereador Chico Estrella (PTC) e de representantes da Igreja Católica. “Estivemos reunidos em um momento de fé, memória e saudade, relembrando a vida e as lutas daquele que entregou a sua vida e derramou o seu sangue pela Igreja de Cristo e pelos mais sofridos”, ressaltou Dudé.