A proposta de criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (RMSB), encabeçada pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL) e com forte articulação do vereador Ivan Cordeiro (PL), presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, ganha fôlego político e apoio crescente de parlamentares de diferentes partidos. O projeto de lei que visa formalizar a RMSB está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) desde fevereiro de 2025.
A Região Metropolitana, que terá Vitória da Conquista como cidade-polo, englobará 37 municípios do Sudoeste baiano, entre eles Brumado, Itambé, Itapetinga, Barra do Choça, Poções e Caetanos, abrangendo uma população superior a um milhão de pessoas. O objetivo da proposta é integrar o planejamento, a execução de políticas públicas e atrair investimentos para o desenvolvimento regional.
Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quarta-feira (9), o vereador Ivan Cordeiro destacou o caráter suprapartidário da proposta.Um dos apoiadores do projeto é o vereador e ex-presidente da Câmara, Fernando Jacaré (PT), integrante da Bancada de Oposição.
“Fico muito feliz com o apoio do vereador Fernando Jacaré, ele é do PT. Isso demonstra a força desse projeto e a importância também de todos os políticos, independente da questão partidária, abraçarem esse projeto, que é um benefício, não só para Vitória da Conquista, mas para todos os municípios que compõem a região sudoeste”, afirmou Cordeiro.
A ideia da criação da RMSB nasceu a partir de uma indicação formal do vereador Ivan Cordeiro ao deputado Vitor Azevedo, que abraçou a proposta e transformou-a em Projeto de Lei. Em sua justificativa, Vitor destacou que a criação da Região Metropolitana proporcionará um “desenvolvimento integrado de uma região que tem efetiva contribuição ao PIB baiano, mas que, historicamente, não recebeu os investimentos públicos necessários para explorar seu potencial econômico”.
Segundo Cordeiro, a oficialização da Região Metropolitana permitirá o acesso a recursos federais específicos, previstos no Estatuto da Metrópole, de 2015. “Veja só, Conquista já é uma cidade-polo, já é uma cidade-sede de fato. Todo mundo já reconhece Conquista como essa grande cidade do Sudoeste. Mas a gente precisa ser de fato e de direito”, disse.
O vereador reforça ainda que a criação da RMSB permitirá investimentos diretos em áreas essenciais. Por isso, a importância da aprovação do PL. “A gente vai poder acessar recursos disponíveis para regiões metropolitanas. Isso em diversas áreas: educação, saúde — podemos ter a construção de um hospital metropolitano —, obras estruturantes, duplicação de estradas, construção de viadutos. A gente vê tanta dificuldade que a gente está passando por conta da BR-116. A região metropolitana vai nos dar representatividade e força política para alcançar melhores resultados aqui para a nossa região”, explicou Cordeiro.
Além de Ivan Cordeiro e do autor da proposta, o deputado Vitor Azevedo, o projeto conta com o apoio de lideranças como o deputado Fabrício Falcão (PCdoB), um dos grandes defensores do PL. “É um projeto suprapartidário, que vai trazer inúmeros benefícios para Conquista, obras estruturantes que a gente pode abraçar também”, completou o vereador.
A estrutura institucional da RMSB incluirá também o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia (CRMSB), que será responsável pelo planejamento e execução das funções públicas de interesse comum, conforme prevê o Projeto de Lei. O conselho será composto por prefeitos dos municípios integrantes da RMSB e por secretários estaduais de áreas estratégicas como saúde, infraestrutura, planejamento, educação e desenvolvimento social.
Na última semana, vereadores de Vitória da Conquista, liderados por Ivan Cordeiro, reuniram-se com a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), para discutir o andamento do projeto e pedir agilidade. “A nossa ida lá na Assembleia com a presidente, a reunião que nós tivemos com a presidente Ivana Bastos, foi com esse intuito de pedir maior celeridade. E eu fiquei muito feliz também porque ela nos lembrou que é da região Sudoeste, é aqui do município de Guanambi, e está também interessada e engajada para mobilizar os deputados para que a gente possa aprovar o mais rápido possível esse projeto da Assembleia Legislativa”, revelou Cordeiro.
Ao ser questionado se a proposta beneficiaria apenas Vitória da Conquista, o presidente da Câmara foi enfático. Segundo ele, o PL irá trazer benefícios para milhares de moradores da Região Sudoeste. “Não só Conquista. São 37 municípios ao todo que compõem a região metropolitana aqui no Sudoeste, e mais de um milhão de baianos e baianas serão beneficiados”, enfatizou Cordeiro.
Com a criação da RMSB, ea expectativa é que o Sudoeste baiano ganhe visibilidade, representatividade institucional e acesso facilitado a programas de desenvolvimento urbano, social e econômico. Para os políticos envolvidos, projeto representa não apenas um marco político para a região, mas um passo decisivo rumo à integração e fortalecimento do interior da Bahia.