A criação da Frente Integra Sudoeste (FIS) é uma prosta da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que tem o objetivo de unir o Sudoeste da Bahia em torno das grandes demandas regionais.
A ideia vem sendo discutida há algum tempo por Sheila e Nilo e foi batizada com o nome Integra Sudoeste. Em entrevista ao Blog do Sena, a prefeita da maior cidade da região sudoeste da Bahia, explicou que o movimento visa trazer desenvolvimento para as 72 cidades que fazem parte da região.
“É um dever fazer com que a região sudoeste se desenvolva. Então, eu conversei com o prefeito Nilo, que é a segunda maior cidade da região sudoeste, e nós pensamos em fazer um movimento. Na verdade, uma frente, uma frente Integra Sudoeste. Trazer as 72 cidades da região sudoeste, para que a gente pense o desenvolvimento de toda essa região, de todas essas cidades”, disse Lemos.
A proposta da Frente será apresentada para os demais gestores regionais acontecerá em reunião no próximo dia 30, em Vitória da Conquista, com a participação do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). De acordo com Sheila Lemos, ele vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional e compartilhar sua experiência.
“Então no dia 30 de julho nós vamos receber aqui o secretário nacional da Frente Nacional de Prefeitos, o Miguel Coelho, que é prefeito de Petrolina, uma cidade que se desenvolveu bastante e que se parece muito com Vitória da Conquista. Nós vamos escutar o Miguel, a experiência dele com o desenvolvimento da região de Petrolina e vamos discutir com os prefeitos dessas 72 cidades como a gente pode fazer também um desenvolvimento regional aqui na região sudoeste”, declarou a prefeita.
Ainda de acordo com Sheila Lemos, entre as pautas que serão debatidas estão a duplicação da BR-116, a Barragem do Rio Pardo, a ferrovia, polo têxtil e a agricultura de toda região. Ela também ressaltou, que o movimento é apartidário já que envolve todos os prefeitos da região e de diferentes partidos políticos. “É um movimento apartidário, apolítico, porque a gente sabe que a gente sabe que têm prefeitos de vários segmentos políticos, tem de esquerda, de direita, então nós vamos juntar em prol da região sudoeste”, esclareceu Lemos.
Questionada se o movimento irá mostrar a força política de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, explicou que o Integra Sudoeste tem o objetivo de mostrar força de toda região sudoeste. “Demonstra uma força política da região sudoeste, né? A região é que é forte, a gente está fazendo o movimento aqui em Vitória da Conquista porque é a cidade que tem uma infraestrutura melhor para receber os prefeitos, mas é um fortalecimento da região sudoeste”, concluiu.