Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Equipe de endemias realiza bloqueio com fumacê nas localidades com casos confirmados de dengue, chikungunya e zika

Random image

Agente com a bomba intercostal fumacê

As ações de combate à dengue seguem em todo o município de Vitória da Conquista, principalmente nas localidades onde há maior incidência de notificações e casos confirmados de dengue, chikungunya e zika. Na tarde da última quinta-feira (30), por exemplo, a equipe de bloqueio da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou bloqueio com bomba intercostal fumacê nas ruas do loteamento Alto da Boa Vista. A ação foi necessária por conta do número de notificações na localidade, que registrou 11 casos suspeitos de dengue entre os dias 19 e 25 de janeiro.

Este trabalho ocorre durante todo ano, e tem por objetivo eliminar os mosquitos na sua fase de reprodução, evitando a contaminação de mais pessoas pela doença. “A gente recebe a lista de bairros com notificações e realiza o trabalho com o fumacê”, explica o supervisor geral de Endemias, Albino dos Anjos. Ele aproveitou para esclarecer a diferença deste trabalho para o carro fumacê. “Com a bomba intercostal, nossos agentes podem entrar nos estabelecimentos, se aproximar das residências e assim alcançar um número maior de mosquitos, já o carro fumacê só passa na rua e só pode ser solicitado em período de surto da doença”.

A ação ocorre sempre no final da tarde ou no início da manhã. “Este horário é melhor por conta do sol e também há a possibilidade de encontrar os moradores em suas residências. Enquanto a equipe está fazendo este trabalho, o morador deve abrir as janelas para o inseticida entrar em suas casas”, orienta o agente de endemias, Joval dos Santos Junior.

Quem ficou surpreso com a visita da equipe de bloqueio em sua obra foi o engenheiro Catiego Sousa Xavier. “Este trabalho é muito importante, até porque, ano passado, a gente sofreu bastante, pois, tivemos um grande número de funcionários afastados pela dengue. Então é melhor prevenir do que passar por isso novamente”.

Cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com as ações do Plano de Enfrentamento da Dengue e Demais Arboviroses, executado em parceira com o Comitê Técnico Intersetorial das Arboviroses Urbanas, formado por representantes da sociedade civil e de entidades como o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Sindacs), o Ministério Público Estadual, o Núcleo Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Defesa Civil, entre outras instituições.

A população também deve colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti dentro de casa, com eliminação de qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito. Medidas simples, como o descarte adequado de lixo, limpeza de caixas d’água e eliminação de recipientes que acumulam água, são fundamentais para reduzir a proliferação do mosquito. Denúncias de situações de risco podem ser feitas ao Centro de Controle de Endemias, pelo número: (77) 3429-7421.

Vacinação

Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o MS, essa é faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também