Os números de casos ativos também vêm apresentando queda desse o final do mês de julho. Apesar disso, o governador Rui Costa, pediu para que a população continuasse usando máscaras. O pedido foi realizado durante a sua visita ao município de Caetanos, na manhã desta quinta (5), onde cumpriu agenda e entregou obras na cidade.
Rui Costa declarou que para que os números da pandemia continuem em queda é necessário o uso da máscara. “Me perguntam assim: governador, o senhor está dizendo que os números estão caindo, porque o senhor está pedindo para continuar usando máscaras? Por um motivo simples, para que os números continuem caindo. Ou seja, se a gente quer que os números de contaminados, de doentes, continuem caindo, nós temos que usar máscara”, disse o governador.
O governador da Bahia também declarou que as principais armas contra o coronavírus são a vacina e a máscara. Ele explicou, que apesar de lenta, a vacinação está avançando, mas reforçou a importância do uso de máscaras. Além disso, fez críticas a forma como Jair Bolsonaro geriu a pandemia.
“Está comprovado no mundo inteiro que têm duas coisas eficientes contra o Covid, o mais forte, o mais importante é a vacina. Infelizmente o Brasil comprou vacina muito tarde e o presidente da república teve oportunidade de comprar no ano passado 70 milhões de doses, não comprou, isso levou muita gente a morrer no Brasil sem necessidade, que se tivesse sido vacinada não teria morrido tanta gente, mas nós estamos lentamente avançando na vacinação. Mas, a segunda coisa mais importante depois da vacinação é o uso da máscara. Está comprovado no mundo inteiro que aquelas pessoas, aquelas localidades que têm o maior uso de máscara, a doença atinge menos as pessoas”, declarou.
Por fim, o governador lembrou que as autoridades de países mais avançados na vacinação voltaram a pedir para a população usar máscaras. E ainda ressaltou sobre o perigo que a variante Delta representa.
“Mesmo países que já estão com 70% de vacinação como Israel, Estados Unidos, que tinham aberto mão, dito ao povo que não precisava mais usar máscara, agora essa nova variante, que eles chamam de variante Delta, que foi a variante que surgiu na Índia, ela está muito agressiva, muito letal e por isso é importante que a gente continue usando máscara para não ter o risco dessa doença voltar com força aqui na Bahia, então fica o meu pedido para os prefeitos, prefeitas, vereadores”, finalizou.