Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Dudé é presenteado com acervo biográfico do ex-deputado Coriolano Sales

O vereador Luís Carlos Dudé (MDB), presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, recebeu de Marta Santos Sales, filha do ex-deputado Coriolano Sousa Sales, o acervo biográfico do ex-parlamentar, composto por diversos documentos, fotografias, jornais, entre outros manuscritos que compõem a vasta trajetória de ações políticas de Coriolano Sales.

Filha única, Marta Sales já havia doado parte do acervo, a exemplo da vasta biblioteca, para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Também doou boa parte do material referente ao cooperativismo para a Crediconquista, a pedido do ex-presidente Valeriano Almeida.

Dentre os documentos que estão sendo repassados ao vereador Luís Carlos Dudé, amigo e ex-assessor de Coriolano Sales, estão diversas fotos, informativos e emancipações de vários municípios da Bahia, a exemplo de Ribeirão do Largo e Lajedo do Tabocal, Mirante, Caetanos e Bom Jesus da Serra.

Os documentos estão no antigo escritório de Cori, situado na Rua Ernesto Dantas, no prédio onde funcionava o Cine Madrigal.

Coriolano Sales nasceu em Santa Terezinha-Bahia, estudou Direito na Universidade Federal da Bahia, como também na Universidade Federal do Ceará. Advogado do Banco do Nordeste, veio para Vitória da Conquista nos anos 70. Nesta cidade, fundou, com um grupo de advogados, a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, a 4ª criada no interior do Estado. Foi eleito presidente da Comissão Especial da Terra da OAB, seção Bahia, 1981 e 1982. Participou do Lions, da Maçonaria e foi presidente da Comissão Diocesana de Justiça e Paz da Diocese de Vitória da Conquista, 1981 a 1982.

Sales foi deputado estadual por três mandatos (1983 a 1994), compondo os partidos PMDB e PSB. Na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia foi presidente de 1987 a 1989, presidente da Assembleia Estadual Constituinte, 1989, e deputado federal por três vezes (1995 a 2003), tendo passado pelo PDT, PMDB e pelo então PFL.

Grande entusiasta do cooperativismo, Coriolano Sales deu uma importante contribuição na criação de diversas cooperativas de crédito em Vitória da Conquista e região, a exemplo da Crediconquista, Credicoop, CredUesb, Banco do Povo, CrediBarra, entre outras. Tem inúmeras ações nas áreas de educação, saúde e infraestrutura rural e urbana. Sua maior obra foi a construção do Anel Rodoviário Jadiel Matos.

Municipalista por convicção, foi responsável pela emancipação política dos municípios de Ribeirão do Largo, Lajedo do Tabocal, Mirante, Caetanos e Bom Jesus da Serra, travando uma luta gigantesca contra as lideranças dos municípios mãe. O ex-deputado nasceu em de agosto de 1943 e morreu em 21 de maio de 2018, após uma cirurgia cardíaca.

Segundo Dudé, o acervo de Coriolano foi um presente inesperado. “Nosso objetivo é prestar uma grande homenagem a Cori, uma homenagem à altura de tudo o que ele representou para Vitória da Conquista, para a Região Sudoeste, para a Bahia e para o Brasil”, afirmou o vereador.

Marta Sales disse que seu desejo era entregar o acervo aos cuidados de alguém que teve um convívio próximo ao ex-deputado. “Eu me sinto particularmente emocionada por repassar esse material às mãos de uma pessoa amiga que vai cuidar de tudo isso, que vai preservar a memória do meu pai”, explicou, acrescentando que a OAB vai publicar um livro com a memória de Coriolano Sales. “Meu pai deixou o livro pronto, faltando apenas o título”, concluiu.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também