Se você é apenas um pedestre e não um cliente de algum bar ou restaurante de algum bar ou restaurante da Avenida Alziro Prates, no bairro Candeias, é melhor evitar este logradouro.
Os estabelecimentos comerciais existentes no trecho parecem querer isolar até mesmo as calçadas, que são públicas. Além das mesas e das ornamentações que já são costumeiramente colocadas sobre as calçadas, agora, grades também estão sendo posicionadas, fechando completamente o passeio.
Como se já não fosse absurdo o suficiente impedir a passagem dos pedestres, as grades também prejudicam a passagem dos carros, sendo que a via é um trecho de grande circulação. Sem alternativa, muitos pedestres acabam precisando se locomover pela rua, disputando o espaço com carros e aumentando o risco de acidentes.
Até mesmo tendas de shows que fecham e lotam os passeios são vistos na Avenida. Quem precisa passar pelo local se pergunta se a rua foi privatizada pelos estabelecimentos que existem nela.
Não se sabe porque a Prefeitura não tomou alguma providência a fim de coibir a prática, que é contrária o direito constitucional de ir e vir. As calçadas são elementos importantes do sistema viário e de mobilidade urbana, possibilitando que os cidadãos possam ir e vir com liberdade, autonomia e, principalmente, segurança.