“A ingerência do governo municipal de Vitória da Conquista tem sido devastadora”, afirmou Alyne.
Neste domingo (01), durante o encontro da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE), em Curitiba- PR, a monitora e diretora do Sindicato do Magistério Público Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP), Alyne Ribeiro, denunciou a gestão do prefeito Herzem Gusmão (MDB)*. Ela alega que está sofrendo ameças e o governo tem descontado na folha salarial os dias daqueles que participam de atividades sindicais.
Segundo Alyne, no mês de novembro a prefeitura cortou a sua contribuição ao SIMMP “Cortou minha contribuição sindical e não me reconhece como diretora e filiada do SIMMP. As ameaças de boca são que se eu não sair da diretoria do Sindicato vou ter o meu salário cortado”, disse.
Alyne acredita que a prefeitura tem como objetivo afetar financeiramente o SIMMP e desmobilizar a categoria. “Está um auê no município porque as monitoras querem ser representadas pelo Sindicato do Magistério, que é sindicato da educação, mas o governo está ali nessa frente de não nos reconhecer como profissionais da educação”, afirmou durante o encontro.
Ela relatou também práticas do governo municipal que, segundo ela, tentam impedir a participação em atividades sindicais. “Nossa dificuldade em participar das agendas da CNTE é porque sempre tem os capitães do mato que ameaçam cortar dos dias”, disse.
O vídeo com a denúncia completa foi disponibilizado no instagram do SIMMP.