Diante das notícias que vêm circulando sobre a superlotação do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores do município solicitou uma reunião com Gerardo Júnior, diretor do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), na intenção de entender o que tem causado essa adversidade.
Durante a reunião, que ocorreu na tarde de hoje (06), Gerardo e os Diretores Clínico e Técnico do CHVC explicaram aos vereadores como funciona o fluxo do Complexo.
“É um problema específico de uma saúde que precisa de mais investimentos, bem como uma relação melhor entre o Município e o CHVC, para que o hospital possa melhor atender as pessoas de toda essa região”, elucidou o diretor. “Mostrei para os vereadores que hoje (06) 88% dos pacientes que estão na UPA são de Vitória da Conquista. Então, como já foi conversado com o Secretário de Saúde do Município, Vinícius Rodrigues, serão necessários alguns trabalhos conjuntos para conseguir melhorar essa situação e, consequentemente, atender melhor as pessoas”.
Os vereadores pediram alguns dados acerca do fluxo do HGVC. Esses dados serão encaminhados formalmente para que a situação seja avaliada e os vereadores possam, juntamente com a Secretaria de Saúde do Município, contribuir com a redução desses números, propondo ações, como contratação de leitos de retaguarda, pois muitos dos pacientes que estão internados hoje no HGVC não possuem o perfil de complexidade da unidade.
Além de Vitória da Conquista, o HGVC atende hoje cerca de 80 municípios. “Se tivermos essa rede de apoio junto ao município, poderemos melhorar bastante, como tem ocorrido em cidades menores que contam com UPAs municipais. Esses leitos de retaguarda ajudariam na rede como um todo”, conclui o diretor geral do CHVC.