Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Diminuição de atendimento na Santa Casa, gera superlotação na UPA de Vitória da Conquista

Há cerca de uma semana, a Santa Casa de Saúde de Vitória da Conquista suspendeu atendimentos por tempo indeterminado. Estão sendo atendidos apenas os pacientes cuja classificação de risco seja amarela ou vermelha. Como consequência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), já que enfrentava problemas com a demanda maior do que sua capacidade de atendimento, teve a situação agravada.

O Blog do Sena esteve na UPA na manhã desta sexta-feira(13), e conversou com pacientes que relataram a espera de mais de quatro horas para consulta. Entre eles, uma mãe, morada do Capinal, com uma criança de colo. Segundo relatos, ela chegou em busca de atendimento para sua filha às 8h. Às 12h, a criança ainda chorava de dor na recepção.

Santa Casa – O principal motivo para a suspensão dos atendimentos na Santa Casa é a falta de repasse da prefeitura. Cerca de 80% dos recursos da unidade é proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo informações, o atraso no pagamento do repasse já chega há três meses.

O comerciante Roberto Santos de Assunção, ficou a amanhã toda acompanhando o seu irmão que esperava por atendimento na UPA. Em entrevista ao Blog, Roberto fez um apelo ao prefeito Herzem Gusmão (MDB):

“Priorize a vida, em detrimento de praças, cimentos e ruas”, clamou.

Segundo o comerciante, o prefeito tem priorizado a construção de praças e deixando de lado a saúde do município. “Para ele ter ideia, ele deveria vir em uma UPA ver o sofrimento das pessoas. Ele que foi radialista tanto tempo sabe que a maior deficiência do povo brasileiro é tratamento médico”, frisou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também