Uma carreata em prol da volta às aulas presenciais em Vitória da Conquista foi realizada neste domingo (11). Com cartazes, os manifestantes percorerram pontos da cidade e protestaram pelo retorno das aulas que estão suspensas desde março do ano passado devido a pandemia do novo coronavírus. Desde então, as aulas têm sido realizadas de forma remota.
O ato contou com a participação de pais, representantes de escolas e outros apoiadores do movimento. Entre eles, o vereador Dr. Augusto Cândido (PSDB) e o vereador Orlando Filho (PRTB), que defendem o retorno da volta às aulas presenciais na Câmara de Vitória da Conquista. Em abril deste ano, o vereador do PSDB apresentou uma indicação de volta às aulas presenciais de sua autoria e foi votada na Casa. E mais uma vez, em junho, durante pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Dr. Augusto Cândido defendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas.
Durante a participação na carreata, um cartaz em posse do vereador do PSDB chamou atenção. As informações sobre os dados da vacinação contra Covid-19 estavam erradas. No cartaz, Dr. Augusto Cândido, informou que 125 mil pessoas em Vitória da Conquista já estão vacinadas com a primeira dose. Disse ainda que esse número representa 55% da população total.
As informações que constam no cartaz não são verdadeiras. De acordo com dados da Prefeitura de Vitória da Conquista, a cidade vacinou ao todo 124.216 munícipes até a data de ontem (11). O número equivale a 36,41% da população, de segundo a estimativa do IBGE de 2020. Ou seja, com uma população de 341.148 habitantes, apenas 36,41% receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Além disso, basta fazer um cálculo simples de matemática para constatar que a informação que está escrita no cartaz é falsa. Para Vitória da Conquista atingir 55% da população seria preciso que 187.620 habitantes estivessem vacinados. Já em relação a segunda dose ou dose única, foram vacinadas 49.776 pessoas, o que representa um percentual de 14,59%, segundo informou a SMS.
Nesta segunda-feira (12), algumas escolas particulares iniciaram o formato híbrido de ensino, quando aulas presenciais e on-lines são realizadas. Já em relação as escolas da rede pública, municipal e estadual, a previsão é de retorno no mês de agosto.