Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Dias mais intensos de frio vão continuar em Vitória da Conquista até agosto

Random image

O frio em Vitória da Conquista chegou para ficar. O mês de julho está registrando as temperaturas mais baixas do inverno deste ano. Após temperatura mínima chegar a 9,5°C, no dia 15, a cidade bateu o próprio recorde e chegou a 6,5°C na madrugada da última quarta-feira (24), segundo o Instituto Nacional de Metereologia (INMET). A sensação térmica chegou a 4°C.

Inclusive, a temperatura foi a menor registrada em toda região Nordeste do Brasil, ficando também ainda mais baixas do em cidades do Sul do país. O frio intenso tem chamado atenção.

Nas ruas da cidade, é possível ver as pessoas andando bem agasalhadas com casacos, cachicol, luvas e até toucas, tudo para se proteger do frio. O tema foi abordado em uma reportagem da TV Sudoeste, no Bahia Meio Dia, nesta sexta-feira (26).

A reportagem mostrou que quem precisa acordar cedo nos dias de frio, o desafio é ainda maior. “Eu saio 5h40 da manhã, a gente pega o ônibus e agora com esse frio está complicado viu? Porque cedo é mais frioi ainda, né fácil não”, disse um estudante.

De acordo com a reportagem, o frio intenso é devido a um fenômeno atmosférico que está afetando o Brasil. Neste momento, está atingindo as regiões Centro-oeste e Nordeste do País. Quando a umidade cai, a temperatura tende a cair. Esse fenômeno começou no dia 15 de julho e seguirá até o dia 15 de agosto, segundo informou o professor de climatologia do Departamento de Geografia da Uesb, Rosalve Lucas.

“Essa frente fria é provocada pelo aumento da temperatura na parte central do país, uma massa de ar quente. E essa massa de ar quente, por sua vez ela reduz a temperatura relativa do ar. Como a temperatura é bem sensível e bem relativa a umidade do ar, caindo a umidade do ar a temperatura também cai, principalmente à noite”, explicou.
Segundo o climatologista, a temperatura na “Suiça Baiana” vai continuar baixa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também