No último domingo (27), os militantes do PT se reuniram na feira do bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista, para comemorar o aniversário do ex-presidente Lula. O deputado estadual e ex-prefeito, Zé Raimundo, esteve presente nas comemorações e falou sobre a importância que a data passou a ter com a prisão do ex-presidente.
“A data de 27 de outubro entrou para a história do Brasil não só pelos 74 anos de Lula, mas também pelo protesto nacional que se faz hoje contra a prisão inocente dele”, afirmou.
Zé Raimundo afirmou que agora ele e toda a militância estão agora na expectativa de que Lula seja solto. Em breve, dois importantes julgamentos que vão refletir diretamente na situação do ex-presidente devem ser finalizados. O primeiro é a decisão sobre a execução antecipada da pena que já está sendo feito pelo Supremo Tribunal Federal. Existe ainda o julgamento que deve tratar ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro agiu com parcialidade ao condená-lo e depois assumir o cargo de ministro da Justiça no governo Bolsonaro.
“Nós estamos na perspectiva de que Lula seja solto, até porque o Supremo Tribunal Federal já começa a reconhecer a injusta prisão que foi arquitetada contra ele. Além disso, o processo que gerou a prisão dele começa a ser questionado”, declarou.
O deputado afirmou que uma possível soltura de Lula irá possibilitar a retomada do diálogo na sociedade, contribuindo para o que ele chamou de sua “pacificação”. Ele criticou duramente o governo Bolsonaro dizendo que ele está destruindo conquistas sociais históricas e vendendo as riquezas do país a preço de banana.
Zé Raimundo avaliou que a Operação Lava-Jato teve um componente importante ao atuar no combate à corrupção, mas que acabou se transformando em um instrumento de perseguição política. Segundo ele, a operação pode continuar desde que seja feita uma apuração prévia a fim de evitar que a operação continue sendo uma ferramenta de perseguição política, que não obedece a prerrogativas legais e constitucionais.