Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Descaso com a cultura: Conservatório Municipal é abandonado pela prefeitura

Random image

Críticas vão desde a redução do número de professores à falta de manutenção dos instrumentos musicais

Desde 2015, o Conservatório Municipal de Vitória da Conquista funciona no Espaço Cultural Glauber Rocha, na Av. Brumado. O Conservatório foi uma das prioridades da Secretaria de Cultura do período e chegou a ter cerca de 800 alunos matriculados, oferecendo aulas de 8 modalidades de instrumentos musicais ( piano, teclado, flauta doce e transversal, trompete, violão clássico e popular, além dos corais infanto-juvenis e adultos). No entanto, a Instituição vivencia momento de total abandono por parte da atual prefeitura.

O Blog do Sena recebeu a denúncia de alunos do Conservatório que relatam a falta de material para manutenção dos instrumentos, violões quebrados. Além da falta de material para as aulas como pincéis, canetas, falta de internet para pesquisa dos professores e alunos, entre outros aspectos.

O número de professores, aulas oferecidas e alunos diminuiram drasticamente. O Conservatório conta atualmente com apenas 5 professores, em 2015 o número chegou a 12. Segundo o edital de inscrição de 2019, foram oferecidas apenas 306 vagas para alunos, e apenas 4 modalidades de aulas ofertas( Violão Popular, Violão Clássico, Piano e Teclado).

Fechado por uma semana – A equipe de reportagem do Blog do Sena esteve na tarde desta quinta-feira(10) no Conservatório para verificar a situação e foi informada que as aulas foram suspensas durante toda a semana. O local onde acontece as atividades do Conservatório foi cedido para o projeto “Eu Cuido”, que celebra uma parceria entre prefeitura e um hospital privado do município.

A suspensão das aulas por uma semana mostra-se como mais uma evidência do descaso da gestão municipal com o Conservatório. Visto que, no próprio Espaço Glauber Rocha, há locais que poderiam sediar o projeto, como por exemplo do Planetário.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também