Foi com pesar que tomamos conhecimento da partida do engenheiro, professor universitário,cientista e ativista político Ubirajara Pereira de Brito.
Filho de Tremedal, estudante em Conquista, formado na UFBA, integrou uma geração jovens do sudoeste baiano que se projetaram na vida pública e contribuíram para a renovação de práticas sociais e políticas na nossa região e que se integraram ao
projeto nacional-desenvolvimentista dos nos finais dos anos 1950 e início dos anos 1960.
Com formação acadêmica no Brasil, após o golpe militar de 64, viveu exilado e consolidou a sua formação científica na França, onde doutorou-se na área da física e engenharia nuclear e lecionou essas matérias em várias instituições.
De volta ao Brasil, exerceu relevantes funções, chegando inclusive a postos Ministeriais nas áreas de educação e tecnologia.
Teve o reconhecimento da nossa cidade onde colaborou em instituições universitárias, recebendo o título de Doutor Honoris Causa da UESB, no reitorado do Professor Waldenor Pereira.
Que sua trajetória de homem público seja exemplo para os que a ciência e a educação são ferramentas de libertação individual e de construção de uma nação democrática e progressista.
Nossas condolências aos familiares.
Zé Raimundo e Waldenor Pereira