Em entrevista concedida ao programa Redação Brasil na manhã desta terça-feira, 25, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) explicou como está o andamento do Projeto de Lei 3936/20, que prevê a concessão de um auxílio emergencial no valor de R$2.700,00, dividido em três parcelas, aos trabalhadores do setor do transporte escolar e turístico do Brasil. A categoria teve suas atividades paralisadas desde março, por conta da pandemia do novo coronavírus e já está há cinco meses sem renda e com dívidas decorrentes de financiamentos contraídos junto a bancos para manutenção dos seus veículos.
“O nosso projeto propõe a destinação de 1 bilhão de reais para a constituição desse auxílio emergencial. Além disso, propõe também a suspensão do pagamento das parcelas de financiamentos contraídos [pelos trabalhadores do setor]. Agora, nós estamos trabalhando para sensibilizar o presidente Rodrigo Maia (DEM) a incluí-lo na pauta do Congresso. Eu, inclusive, já apresentei uma solicitação e a nossa expectativa é que durante esta semana, em negociação com o presidente, a gente consiga”, afirmou Waldenor.
De acordo com o deputado, o projeto já está sendo discutido, internamente, no Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, e a preocupação quanto à sua tramitação se estende a vários de seus colegas parlamentares. Waldenor destacou ainda que está trabalhando também a nível estadual com os Tribunais de Contas dos Municípios e em Vitória da Conquista, especificamente, junto com o vereador Valdemir Dias (PT), para avaliar a possibilidade de antecipação de uma porcentagem do valor dos contratos dos prestadores, por meio dos recursos do FUNDEB ou do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).
“Portanto, a nossa expectativa é de muitas negociações durante esta semana pra trabalhar realmente em prol desses prestadores de serviço. Eles estão pedindo socorro às autoridades”, finalizou.