Durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista na noite da última segunda-feira (28), o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) participou ativamente do debate sobre a necessidade urgente de intervenções na estrutura viária dos principais acessos da cidade. Em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, o parlamentar classificou a mobilização como “importantíssima” e cobrou providências imediatas do governo federal, diante do histórico de omissões da ViaBahia, antiga concessionária das BRs 116 e 324, que deixará oficialmente a gestão das rodovias no dia 15 de maio.
A audiência, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), reuniu políticos de diversos partidos, incluindo a prefeita Sheila Lemos (UB), além de representantes de órgãos públicos, sindicatos, entidades de classe e lideranças comunitárias e empresariais. O movimento “Duplica Sudoeste”, encabeçado pelo empresário Zé Maria Caires, também marcou presença.
Tiago Correia ressaltou a gravidade da situação enfrentada por Vitória da Conquista, especialmente pela ausência de passarelas e viadutos nos cruzamentos urbanos da BR-116, que corta o município. “Absurdamente, até hoje não temos uma passarela sequer no município. Quantas vidas já foram perdidas nesse cruzamento?”, questionou. Ele destacou ainda os gargalos em pontos estratégicos como os acessos aos distritos de Imborés, Barra do Choça, Itambé e Anagé, todos sem viadutos, apesar do crescimento populacional e da intensa movimentação de veículos.
O deputado relembrou que essas intervenções já estavam previstas desde 2009 no contrato de concessão da ViaBahia, mas jamais saíram do papel. Segundo ele, mesmo com pedidos feitos por lideranças políticas como o ex-prefeito Herzem Gusmão e o ex-ministro César Borges, nada foi efetivamente executado. “Nem o governo federal podia fazer, porque a área estava sob concessão, nem a concessionária fez. Essa é considerada a pior concessão do país”, disparou.
Com o anúncio do Ministério dos Transportes de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá a administração das rodovias, Tiago Correia afirma que agora é o momento para que o governo federal inicie os estudos e antecipe a realização das obras viárias. “Esperamos que, com o fim dessa concessão, o governo federal proceda imediatamente às ações para garantir essas intervenções tão esperadas”, afirmou.
Ainda durante a entrevista, o deputado celebrou o caráter suprapartidário da audiência. “É uma luta de todos, que não tem bandeira. A sociedade civil está mobilizada, diversos políticos de diferentes partidos também, e isso é fundamental para que finalmente tenhamos uma solução concreta”, concluiu.
A mobilização em Vitória da Conquista sinaliza uma nova etapa de pressão popular e institucional por melhorias estruturais que impactam diretamente na mobilidade e segurança da população, e pode se tornar referência para outras cidades da região sudoeste da Bahia.