Na manhã desta quarta-feira (30) o deputado estadual Jean Fabrício Falcão (PCdoB) realizou uma visita oficial ao arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Vítor Agnaldo de Menezes. A reunião, articulada pelo vereador Luís Carlos Dudé (União Brasil), reforça os laços entre o poder público e a Igreja Católica na cidade.
Dom Vítor, natural de Curaçá (BA), assumiu a Arquidiocese de Vitória da Conquista em 22 de março de 2025, após sete anos à frente da Diocese de Propriá (SE) . Durante o encontro, que o Blog do Sena acompanhou, o arcebispo destacou a importância do diálogo entre a Igreja e as instituições públicas.
“A Igreja sempre esteve muito unida às instituições. É importante que isso realmente aconteça. Estou chegando numa cidade grande, vim de uma cidade menor, mas lá tinha essa relação. Numa cidade como Vitória da Conquista, a Igreja não pode se distanciar, deixar de dialogar com todas as instituições”, declarou.
O vereador Dudé, conhecido por sua fé católica, ressaltou a relevância da visita.“É um encontro bom. O Fabrício tem uma relação muito próxima com a Igreja Católica, desde antes de ser vereador. Sobretudo, ali, também, com a paróquia Rainha da Paz, onde ele deu os primeiros passos. Já havia conversado tanto com Dom Vítor quanto com ele para essa visita. É uma visita importante, de boas-vindas, que o Fabrício veio trazer ao nosso querido Dom Vítor”, disse Dudé
O deputado estadual Fabrício, por sua vez, expressou sua satisfação em ser recebido pelo arcebispo. “Uma felicidade ser recebido por Dom Vítor. O senhor seja bem-vindo à Conquista. Conte comigo, estou à disposição do senhor e da nossa Igreja para aquilo que precisar. Agradeço muito essa figura do Dudé, essa figura querida, amada, amigo pessoal meu. Estamos vindo aqui à sua casa e me coloco 24 horas para o que o senhor precisar”, destacou o deputado.
A visita também simboliza a reaproximação política entre Fabrício e Dudé. Apesar de pertencerem a partidos diferentes, ambos têm uma história de colaboração desde 2014. Recentemente, os amigos de longa data, realizaram uma nova aliança visando as eleições de 2026 .