A Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) implantou o núcleo da Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente, no Território de Identidade do Sudoeste. A solenidade foi realizada no auditório da Pousada Conquista e contou com a presença do gestor da Setre, Davidson Magalhães, o Deputado Estadual Fabrício Falcão e autoridades locais.
O objetivo da Rede é promover a atuação da Agenda Bahia do Trabalho Decente para os territórios de identidade, em parceria com órgãos governamentais, Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho, trabalhadores, empregadores e a sociedade civil organizada.
O Secretário da SETRE, Davidson Magalhães, ressaltou o trabalho da Rede lançada em julho deste ano. “São ações de uma pauta de compromissos de governos, trabalhadores e empregadores empenhados com a defesa
do trabalho decente como elemento central de suas estratégias de desenvolvimento.
Caberá aos núcleos a discussão e formulação de ações em defesa do trabalho digno”.
O Deputado Fabrício Falcão destacou a implantação do Núcleo como importante ferramenta de combate a precarização do trabalho. “A agenda do Trabalho Decente propõe a construção de políticas públicas com base na realidade de cada região no enfrentamento ao trabalho escravo, infantil e a discriminação de gênero no ambiente laboral. Uma prioridade do governo Lula”, afirmou Falcão.
O governo do estado, por meio da Setre, está investindo R$6,8 milhões no projeto.