A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou por unanimidade o projeto que autoriza o governo do Estado a destinar recursos do orçamento para o pagamento das contas de água dos consumidores enquadrados na tarifa social pelos próximos 90 dias. A aprovação aconteceu numa sessão virtual ocorrida na manhã deste sábado (04) e a medida atenderá mais de 860 mil famílias baianas de baixa renda durante o período crítico da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Além desse projeto, a Casa há havia aprovado a isenção nas contas de luz. Serão quase 900 mil famílias beneficiadas – cerca de 3,5 milhões pessoas que atuam na informalidade, estão desempregadas ou que terão seus empregos em risco pela paralisação quase completa da economia.
Em entrevista ao Blog do Sena, o deputado Fabrício Falcão (PCdoB) afirmou que “são medidas necessárias e fundamentais para acolher famílias vulneráveis, que estão sofrendo mais com os impactos da pandemia, sejam eles na saúde ou na economia”. O parlamentar também anunciou que a bancada do PCdoB Alba destinou a totalidade de suas emendas impositivas para ações de combate à covid-19. “São quase R$ 8 milhões para investimentos na Saúde, Segurança Pública, aquisição de EPIs [equipamentos de proteção individual], pagamento de contas de água e luz de famílias carentes e outras ações”, explicou. Fabrício é o líder da bancada que é composta ainda pelos deputados Olívia Santana, Zó e Bobô.
Ele também destacou que a Assembleia aprovou uma lei que disciplina e torna mais rápido todo o processo de compra ou locação de serviços relacionados com a emergência de saúde decorrente da pandemia. “O governador Rui Costa vem demonstrando competência e sensibilidade para lidar com essa grave crise. E nós o apoiamos incondicionalmente. O povo baiano pode contar com o meu trabalho e apoio em absolutamente todas as ações necessárias para vencermos essa guerra”, falou o parlamentar.