A nova direção da União dos Municípios da Bahia (UPB) tomou posse nessa segunda-feira, 13, em solenidade realizada na sede da instituição, em Salvador. Com 58 anos de fundação, a UPB reúne quase a totalidade dos 417 municípios baianos entre os seus filiados. Para o biênio 2023/2024, o prefeito Quinho, de Belo Campo, dirigirá a UPB, juntamente com a chapa vencedora das eleições da instituição.
O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) avalia que a entidade tem um grande desafio pela frente. “Primeiro, parabenizo a nova direção da UPB e desejo boa sorte na gestão. Nosso mandato está às ordens para contribuir no que for necessário. Estamos num momento de reconstrução do Brasil, depois do caos que vivemos com a gestão anterior. Com Lula, será diferente. Nosso presidente está comprometido em retomar obras e aumentar repasses para áreas como saúde e educação, o que terá impacto direto nos municípios. Então, a UPB será estratégica, auxiliando os prefeitos e prefeitas e ajudando a consolidar essas novas políticas”, afirma o deputado.
Ele ainda acrescenta que a UPB poderá fortalecer as ações previstas pela Assembleia Legislativa sobre a duplicação da Rio-Bahia, na região Sudoeste. “Nós iniciamos na Casa a criação da Frente Parlamentar pela Duplicação da Rodovia BR-116, no trecho do Sudoeste baiano. Será mais uma ferramenta para que nossa região seja contemplada com as ações previstas no contrato com a VIABAHIA. Tenho certeza que Quinho, sendo presidente da UPB e um prefeito do Sudoeste, vai abraçar ainda mais essa causa”, detalha Fabrício.