O deputado federal Waldenor Pereira (PT), pré-candidato do partido para a prefeitura, fez duras críticas à má articulação da gestão municipal de Sheila Lemos (UB),em entrevista ao Blog do Sena. O deputado apontou uma série de problemas nos serviços públicos de educação, saúde e transporte de Vitória da Conquista.
“A administração municipal tem se mostrado muito ineficiente de uma forma geral. Não sou eu que estou dizendo isso. Em todas as sondagens que estão sendo feitas na cidade são encontradas reclamações de que a saúde está funcionando muito precariamente, porque faltam médicos, medicamentos e as instalações físicas dos postos são precárias. E agora a administração acabou adotando o turnão, para complicar mais ainda a vida da população”, disparou o deputado.
Sobre a avaliação acerca da educação municipal, Waldenor Pereira afirmou ouvir muitas críticas à gestão de Sheila Lemos. “A administração tem sido muito criticada na área da educação, com tantos problemas de evasão escolar, péssima relação com os professores, e a completa destruição do plano de carreira docente”, disse o pré-candidato.
Ele também exemplificou os problemas quanto ao transporte público e a estrutura municipal. “Funcionamento irregular das linhas de transporte, má qualidade dos veículos, mudanças de linhas que estão acontecendo sem o devido diálogo com a população. Também há muita reclamação sobre a estrutura física da cidade, que tem muitos buracos e falta limpeza das vias públicas”, denunciou Waldenor Pereira.
O pré-candidato alfinetou a falta de articulação coesa da base da prefeita Sheila. “Do ponto de vista da administração, não sou eu que estou falando. Hoje eu assisti um vereador da base da prefeita criticando abertamente a prefeita Sheila, reclamando de forma até um pouco acintosa, da qualidade do secretariado da prefeita. Foi um vereador que já foi líder do governo dela inclusive e que hoje, em alto e bom som, fez essas críticas”, disse. O episódio citado por ele ocorreu esta manhã, 8, em que Chico Estrella (Agir), durante pronunciamento na câmara, criticou os secretários de Gestão e Inovação, Edimário Freitas, e de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões, sobre a falta de comunicação interna.
Ainda sobre o funcionamento da gestão municipal, Waldenor desaprovou a constante mudança dos secretários. “É muito bate cabeça, tem muitas secretarias que já mudaram quatro ou cinco vezes de secretários. Eles não se entendem do ponto de vista da gestão. Então é muito ineficiente, o que acaba repercutindo negativamente nos serviços públicos que a população necessita. Principalmente a população carente, pobre, que necessita da educação, da saúde e do transporte público, que é a maioria absoluta da cidade”, completou o deputado.
Ao final da entrevista, Waldenor Pereira avaliou como improvável que Sheila Lemos consiga cumprir as entregas prometidas após o financiamento de R$160 milhões da Caixa Econômica Federal. “Acho que eles terão muitas dificuldades de cumprir os prazos do cronograma físico e financeiro, ou cumprir os contratos que eles estão anunciando que vão realizar com o financiamento, infelizmente. Eu gostaria que tivessem competência e eficiência para realizar esses investimentos que estão anunciando e que são importantes para nossa população. Tenho muita dúvida”, concluiu o pré-candidato.