A Voepass/Latam anunciou, no dia 1º de fevereiro, que deixará de operar em Vitória da Conquista, suspendendo assim os voos entre o capital do Sudoeste Baiano e Salvador. Contudo, na última terça-feira (13), o secretário estadual de Turismo da Bahia anunciou, em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, que outra empresa assumiria a linha Conquista-Salvador.
Durante a conversa com o Blog, que ocorreu durante o CarnaPorto, em Cândido Sales, o secretário ainda classificou a decisão da Latam como “unilateral”: “Houve essa decisão unilateral da Latam de retirar as linhas aéreas de Vitória da Conquista, mas o Governo do Estado está atento. No dia 1º de abril, uma nova companhia vai atender a esse tão importante destino, que é Conquista”. Ele não revelou, no entanto, qual empresa deve atender ao município.
Segundo ele, os voos entre Conquista e Salvador estarão disponíveis diariamente. “Garanto que, a partir de abril, nós teremos uma nova companhia viajando entre Vitória da Conquista e Salvador todos os dias da semana, que é uma demanda que existe e precisa ser atendida”.
A redução de voos gerou controvérsias, especialmente considerando que Conquista é um destacado polo comercial e de serviços. Os passageiros locais defendem a importância desta rota tanto para fins de lazer quanto de trabalho. Atualmente, a única opção disponível é a companhia aérea Azul, que oferece viagens entre as duas cidades, mas não em todos os dias da semana.
Ao lado do deputado estadual Zé Raimundo, o secretário também destacou a importância do turismo e do carnaval baiano em diversos municípios. “A Bahia tem uma diversidade muito grande nas festas de carnaval. São diversas características de manifestação cultural, o que faz com que a gente, nesse período, atraia muitos visitantes. O Governo da Bahia apoia a festa em 87 municípios, inclusive aqui em Cândido Sales, uma festa com características muito especiais, que também atrai visitantes”.