Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

De médico a paciente: Diretor do Hospital de Base conta como foi superar o Covid-19

Random image

A Bahia já registra 28.250 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), como mostra boletim divulgado nesta terça-feira, 9 de junho, pela Secretaria de Saúde do Estado. Esse número representa 18,99% do total de notificações. Desse total, 4.089 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19 no estado. Em Vitória da Conquista já são 282 casos confirmados da doença, sendo que 72 profissionais da saúde foram contaminados no munícipio até o dia 6 de junho.

Em Vitória da Conquista, o médico Geovani Moreno, diretor do Hospital de Base, sofreu contaminação pelo coronavírus e relatou em entrevista ao programa Conquista para Todos, da Brasil FM, como superou a doença. De acordo com o médico, passar a ser um paciente traz um misto de dor e muita reflexão pessoal. ”Mesmo sendo médico você se torna um paciente. Eu já estava preparado para essa infecção, porque a gente tem uma alta exposição a doença e como eu sou médico intensivista trabalho diretamente com pacientes vítimas da covid- 19. Mas claro que quando a gente está com a doença é diferente; fica uma apreensão; medo; receio de ser grave. No entanto, tudo ocorreu bem e eu apresentei uma forma mais leve da doença, com sintomas leves e não precisei ser hospitalizado. Fiz todo o tratamento em casa”, comentou Geovane.

Segundo o diretor do Hospital de Base, a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista programou uma testagem ampla de todos os profissionais de saúde. Geovani explica que esses cuidados evitam a disseminação da doença em hospitais, por isso esses testes são realizados a cada 3 semanas. ” Já havia uma programação da Secretaria de Saúde para fazer uma testagem ampla dos profissionais de saúde e isso já está sendo realizado a algumas semanas. A gente teve mais testes positivos na primeira rodada de testagens e na segunda rodada uma taxa mais baixa de infecção entre profissionais, menos de 5%. Não há comprometimento na escalada de serviço. Fizemos muito compartilhamento de informações e treinamento das equipes, que é muito importante. ” explicou o médico sobre os procedimentos realizados no Hospital de Base.

Apesar do controle da disseminação da doença em hospitais da cidade, o combate a pandemia representa um risco a vida e a saúde desses profissionais. No entanto, até o momento, ainda não foi realizado o pagamento do adicional de insalubridade por parte da prefeitura de Vitória da Conquista. Isso desestimula equipes que estão na linha de frente do combate à doença, trabalho que é essencial neste momento. Os servidores expostos ao risco do novo coronavírus já vêm fazendo, há cerca de três meses, inúmeras cobranças e nenhuma providência foi tomada por parte da administração pública.

Em virtude desse aumento de casos entre profissionais da saúde, que também acontece em todo o país, foi aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados ontem, em sessão virtual, um projeto que dá prioridade na testagem da covid- 19 a esses profissionais que estão no combate à doença e por isso estão em contato direto com pessoas contaminadas. A medida tem o objetivo de promover um maior controle da doença e tratamento rápido a esses profissionais contaminados em todo o país.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também