A obra de pavimentação dos loteamentos Santa Terezinha e Jardim Valéria, em Vitória da Conquista, continua de “férias”. Após um rápido retorno, a execução da obra continua paralisada e vem se arrastando há meses.
Iniciada em 2022, a obra foi paralisada durante mais de 3 meses em 2023. No dia 15 de agosto, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou o retorno dos trabalhos, afirmando que a suspenção ocorreu “enquanto aguardava o repasse dos recursos por parte do Governo Federal.
No entanto, o Blog do Sena esteve nesta sexta-feira (17) na localidade que constatou que a obra continua paralisada há pelo menos 3 meses após o retorno. Os caminhões e máquinas estão parados no canteiro de obra e não há nem sinal de trabalhadores no local. Os moradores estão questionando a demora na execução da obra já que há anos vem sofrendo com a falta de pavimentação.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é a responsável pela obra que ainda conta com a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Os recursos da obra são provenientes de uma emenda parlamentar de R$ 14 milhões do deputado federal Elmar Nascimento, articulada pela prefeita Sheila Lemos, e foi bastante comemorada e divulgada na campanha do deputado nas eleições de 2022 na cidade.
Desde que foi iniciada, a obra realizada pela Codevasf vem causando polêmica na cidade. Além do atraso, a qualidade da obra também já foi questionada pela população. A liga asfáltica aplicada nas vias do loteamento é conhecia como TSD (Tratamento Superficial Duplo), que é feito sem mistura prévia e compactado na via. Apesar de ser muito utilizado, esse tipo de asfalto é mais barato. No começo da obra, os moradores realizaram cobranças e a empresa chegou a realizar alguns reparos