Ao concorrer a um cargo público do Poder Executivo em eleições municipais, o candidato apresenta à Justiça Eleitoral um plano de governo com propostas de gestão para as diferentes áreas da sociedade, como educação, saúde, segurança, entre outra. Em análise dos planos de governo dos principais candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, o Blog do Sena, encontrou uma que chama atenção. Trata-se do proposta do candidato David Salomão (PRTB) que prevê a implantação do transporte aéreo de pacientes graves e necessidades urgentes.
A ação consta do eixo de saúde do plano de governo de Salomão, registrado junto à Justiça Eleitoral. Ele promete ainda, buscar apoio federal e estadual para aquisição e manutenção de aeronave, equipamentos e profissionais envolvidos nos serviços de transporte aéreo. Mas, a proposta não deixa claro se as aeronaves são para o transporte de pacientes dentro da cidade ou para a transferência para hospitais de outros municípios.
Outro ponto que vale ser destacado é a promessa, que também consta no plano de governo, de acabar com a Blitz do IPVA. Mostrando que Salomão aposta na mesma proposta que o vez, em meados de 2019, ganhar repercussão estadual.
Enquanto vereador, David Salomão apresentou um projeto de lei na tentativa de proibir a realização das Blitz do IPVA. Porém, apesar da grande repercussão, o PL recebeu parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final apontando a inconstitucionalidade do projeto. Outros analistas políticos também opinaram da mesma forma, pois de acordo com a Constituição Federal não cabe aos municípios legislar sobre questões relacionadas a impostos sobre veículos automotores.