
Apesar da flexibilização das medidas de segurança contra a Covid-19, o vírus ainda circula em todo o mundo. A prova disso é que os casos de Covid-19 vem aumentando em todo o Brasil. Só na Bahia, durante a última semana do mês de maio, o estado registrou um aumento de 77% nos casos ativos.
Em Vitória da Conquista, o mês de maio também apresentou um aumento no número de casos registrados da doença em relação ao mês de abril. Só em maio, foram confirmados 94 casos de Covid-19 e 22 pacientes estavam em recuperação até o dia 29 de maio.
Em entrevista a TV Uesb exibida nesta terça-feira (31), a diretora de vigilância em saúde de Vitória da Conquista, Ana Maria Ferraz, explicou que nesse período de temperaturas baixas é esperado o aumento de casos de síndromes gripais, mas que atenção deve continuar para se prevenir contra a covid-19.
“Nesse mês de maio a gente também viu tanto síndrome gripal não especificada quanto de covid, um certo aumento nesses números notificados e a gente segue no alerta e mantendo o protocolo de atendimento tanto para covid quanto para síndrome gripal.
Ana Maria ainda atribui o controle da pandemia da Covid-19 ao avanço da vacinação no município. Apesar da população está recebendo o imunizante, o número de crianças e adolescente que foram vacinadas com a segunda dose ainda é baixo.
“ A gente aproveita para fazer esse chamamento especial, nós temos ainda um bom número de crianças e adolescentes para retornar aos postos para receber a segunda dose. Vele dizer que mesmo tendo esse aumento de casos de covid, são casos leves. Isso a gente se deve ao resultado da vacinação no nosso município”, disse a diretora.
Veja a reportagem do jornalista Gabril Pires, da TV Uesb, na íntegra: