Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Covid-19: Governo do Estado confirma transmissão comunitária das variantes de Manaus e Reino Unido na Bahia

Random image

O Governo da Bahia confirmou a transmissão comunitária da variante de Manaus e do Reino Unido no estado da Bahia. A constatação foi realizada na última quarta-feira (3), após análise de amostras onde não houve possibilidade de rastrear a origem da infecção em todos os casos, indicando que o viíus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior.

o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do  Instituto Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) notificaram a identificação, através de sequenciamento, de mais casos da variante SARS-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28, de Manaus, e da variante SARS-CoV-2 VOC 202012/01 da linhagem B.1.1.7, do Reino Unido, em amostras provenientes do Estado da Bahia.

De acordo com a Secretária Estadual de Saúde (Sesab), estas variantes são consideradas preocupantes por causa das mutações que apresentam, estando relacionadas a um aumento de transmissibilidade, maior gravidade dos quadros e risco de óbito.

Até 03 de março de 2021, foram confirmados 17 casos da variante P.1 de Manaus, no Estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Salvador, Amargosa, Itabuna, Santa Luz, Irecê, João Dourado e Lauro de Freitas. Segundo a Sesab, 10 casos (58,8%) necessitaram de hospitalizações e 3 (17,6%), evoluíram para óbito.

Em relação a VOC B.1.1.7 do Reino Unido, até o dia 03 de margo de 2021, foram notificados 09 casos, sendo 06 confirmados e 03, permanecem em análise. Estes casos estão relacionados com os municípios de Salvador, Feira de Santana, ilhéus, Itapetinga e Lauro de Freitas. Nenhum dos cases confirmados necessitaram de hospitalizações e todos estão curados.

A Sesab ressalta a importância seguir as medidas de prevenção e controle como: isolamento domiciliar da pessoa que estiver com suspeita ou em período de transmissão da doença, lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70%, além do uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento social.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também