![](https://blogdosena.com.br/wp-content/uploads/2020/04/coronavirus-mascaras.jpeg)
As taxas de internação de covid-19 estão aumentando no interior estado. Essa declaração foi dada pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta sexta-feira (13)
O secretário associou esse crescimento às aglomerações em comícios e passeatas eleitorais. Sem citar cidades, ele afirmou que os prefeitos frearam as notificações da Covid-19 por temerem efeitos políticos, durante uma entrevista para o Jornal da Manhã, da Rede Bahia.
Segundo ele “dezenas de municípios estão se recusando a testar a população, com medo de aparecerem casos e isso ter impacto eleitoral Isso é extremamente grave”. E ainda informou que a secretária de saúde do estado está “ficando no pé de vários municípios: “Estamos oferecendo uma capacidade de testagem próxima a cinco mil exames por dia no Lacen [Laboratório Central], e estamos processando menos da metade”, afirmou Vilas-Boas.
Fábio Vilas-Boas citou ainda há dificuldade em reduzir taxa de internação para percentuais abaixo de 70% em cidades do interior: “Nós estamos observando, ao longo desses primeiros 10 dias do mês de outubro, um aumento na taxa de internação em alguns hospitais privados, da mesma forma como aconteceu no começo da pandemia. Mas não apenas isso, nós estamos observando desaceleração no processo de queda das taxas de internação no interior”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, todos os hospitais da Bahia, sejam eles públicos ou privados, “têm que notificar os casos de contaminação por coronavírus”, para que medidas preventivas sejam tomadas adequadamente.