Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Coronavírus: Prefeitura de Conquista afirma que ampliará atendimento aos moradores de rua

Random image

No último sexta-feira (20), o Blog do Sena publicou a matéria apontando que, apesar da série de providência da prefeitura de Vitória da Conquista para prevenir o contágio da população pela Covid-19, nenhuma medida especial havia sido tomada para proteger pessoas em situação de rua. Já nessa terça-feira(24), as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, seguindo as orientações da Defensoria Pública da União , elaboraram uma nota-técnica sobre a proteção social e a oferta de serviços de saúde a essa população.

Segundo a prefeitura, além da continuidade da oferta dos serviços Consultório na Rua, Serviço de Abordagem Social, Centro Pop Adulto, Centro Pop Criança e Adolescente, as unidades de referência e a rede comunitária, serão disponibilizado para aquelas pessoas em situação de rua que apresentam sintomas da COVID-19, um espaço exclusivo de isolamento, munido de todas as condições adequadas de rotinas diárias de um domicílio. Já em caso de agravamento dos sintomas, serão seguidas as recomendações de encaminhamento para rede hospitalar.

De acordo com a nota-técnica, os serviços municipais citados acima deverão intervir em conjunto nos pontos onde fica a população em situação de rua, orientando e informando sobre o risco do novo coronavírus – COVID-19, bem como sobre as formas de prevenção. “Serão abordadas as pessoas em situação de rua, dando atenção ao público considerado grupo de risco tais como: população indígena aldeada ou com dificuldade de acesso, gestantes, puérperas (até duas semanas após o parto), crianças (<5 anos), adultos (≥60 anos), pneumopatias (incluindo asma), cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme), distúrbios metabólicos (incluindo diabetes mellitus), transtornos neurológicos e do desenvolvimento que possam comprometer a função respiratória ou aumentar o risco de aspiração (disfunção congênita, lesões medulares, epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, AVC ou doenças neuromusculares), imunossupressão (neoplasias, HIV/aids), nefropatias e hepatopatias, obesidade (especialmente aqueles com índice de massa corporal – IMC ≥ 40 em adultos) e pacientes com tuberculose de todas as formas”, orienta a Secretaria de Saúde.

Para aqueles não sintomáticos, será reforçada a informação por meio de orientações e abordagem de convencimento sobre a necessidade de isolamento social. Esse grupo será direcionado para a rede comunitária e/ou casa de passagem em condições sanitárias adequadas para serem abrigados, considerando a necessidade de redução da circulação social. Já as pessoas fora do grupo de risco, não sintomáticas, serão direcionadas a buscar suporte nas unidades de referência e/ou rede comunitária para acessos de condições mínimas de higiene, alimentação e orientações gerais sobre a importância de redução da circulação social, sendo fornecidos insumos de higienização.

O Centro POP Adulto (localizado na rua Augusto Seixas, S/N, Recreio) ficará como referência principal de atendimento a esse público.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também