Com 654 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo novo coronavírus em Vitória da Conquista, até as 17h desta segunda (4) o número de confirmações se manteve o mesmo: 35 casos confirmados e 559 descartados. De acordo com Boletim epidemiológico, atualizado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, do total de casos confirmados de Covid-19 no município: 26 evoluíram para cura e 4 para óbito. Além disso, 5 pacientes estão em recuperação, sendo que 1 permanece internado e 4 em isolamento domiciliar. 22 pacientes aguardam resultado laboratorial e 38 aguardam coleta, totalizando 60 casos que ainda estão sob investigação e são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Destes, 2 estão internados e 58 em isolamento domiciliar.
As amostras coletadas dos pacientes com suspeita de Covid-19 são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que é responsável pela análise e divulgação dos resultados dos exames enviados.
Os pacientes que testaram positivo para Coronavírus são residentes de 17 bairros do município: Vila América, Cidade Maravilhosa, Centro, Campinhos, Brasil, São Vicente, Patagônia, Recreio, Alto Maron, Urbis VI, Boa Vista, Candeias, Primavera, Lagoa das Flores, Sumaré, Guarani e Santa Cruz.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 20 de março, a transmissão do novo coronavírus passou a ser considerada comunitária em todo o território nacional, e, por esse motivo, definições operacionais foram discutidas com o objetivo de orientar o serviço de Vigilância na identificação e notificação dos casos de Covid-19. Essas definições são orientadas por meio do Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de importância Nacional pela doença da Covid-19 e naNota Técnica COE Saúde Nº 54 de 8 de abril de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que, neste momento, a população siga as orientações de distanciamento físico e isolamento social, mantendo os cuidados de higiene, evitando aglomerações e, caso apresente sintomas da doença, entre em contato imediatamente com uma Unidade de Saúde ou com o Call Center.