O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) convoca todos os professores municipais para uma Assembleia Extraordinária nesta sexta-feira (25), às 8 horas, na Câmara de Vereadores. O objetivo é pressionar e mostrar a insatisfação da categoria com o Projeto de Lei 18/2023
De autoria da Prefeitura, o PL trata do reajuste salarial de todos os servidores municipais. Sendo que para os professores, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil), propõe o pagamento do Piso Nacional do Magistério de 14,95% apenas para os professores de nível 1. Para os de nível 2, o reajuste proposto é de 8,64%.
Já em relação ao pagamento dos interstícios, que se referem ao Plano de Carreira do Professor, a proposta é reduzir de 8% para 3%. No entanto, desde março desde ano, o Simmp vem trabalhando para que o valor de 8% seja mantido, mas ainda não obteve êxito nas negociações e reclama da falta de diálogo com a prefeita Sheila Lemos.
Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, será realizada a segunda votação da PL 18/2023, por essa razão, o Simmp está convocando toda a categoria para comparecer ao legislativo e fazer pressão contra a aprovação do PL que é considerada injusta.
“Colegas, é hora de nos unirmos em defesa dos nossos direitos e da qualidade da educação em nossa cidade! Estamos diante de um desafio que não podemos ignorar: o Projeto de Lei 18/2023, uma proposta que mascara uma redução brutal em nosso plano de carreira. Amanhã terá votação da PL 18/2023, o Projeto de Lei onde consta a tentativa de redução do nosso interstício de nível de 8% para 3% proposto pela prefeita Sheila Lemos. Nós precisamos ocupar a Câmara Municipal, pressionar os vereadores a não aprovarem essa redução, esse rebaixamento do Plano de Carreira”, disse Greissy, vice-presidente do Simmp.
Segundo a Greissy, a categoria já vem perdendo direitos conquistados ao longo dos anos. “Nós temos aos longos dos anos perdidos direitos e esse é mais um direito que está atacado pelo Governo Municipal. Há anos enfrentamos cortes em nosso plano de carreira, promessas vazias do Poder Executivo e uma série de mentiras que só prejudicam nosso trabalho e a educação de nossos alunos”, destacou.