Uma leitora do Blog do Sena informou a nossa reportagem que o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, passou a receber detentos com sintomas de covid-19. Além de novos detentos, o Conjunto estaria recebendo também transferidos de outras unidades prisionais. A informação foi confirmada pelo diretor do conjunto penal, Alex Bombeiro, que disse que os novos internos estão ficando em alas separadas dos demais presos, a fim de cumprir o período de quarentena.
“Quem tem que receber é o sistema prisional. Então, nesse momento, a gente não pode escolher o preso. Se tiver algum positivado [com covid-19], nós separamos uma ala para receber esse preso e fazer o tratamento”, afirmou Alex. Ele acredita que não serão transferidos muitos pacientes contaminados: “talvez dois ou três. O que não pode é fazer com que a segurança pública do município pare”.
Conquistenses que visitam o Nilton não querem aceitar a nova determinação. Segundo eles, há o risco de proibirem as visitas por conta da transferência dos detentos sintomáticos. De acordo com Alex, não há com o que se preocupar, pois os presos serão recebidos com todas as medidas de proteção cabíveis para evitar a disseminação do vírus na unidade.