O publicitário baiano Sidônio Palmeira, natural de Vitória da Conquista, pode ser o próximo a assumir a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, pasta com status de ministério. Sidônio, que trabalhou na campanha presidencial de 2022 e já atua em estratégias do governo, é o nome mais cotado para substituir Paulo Pimenta, conforme indicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Sou de Vitória da Conquista, cidade que fica a mil metros acima do Rio e do Mar. Sou conterrâneo de Glauber Rocha, Elomar Figueira Mello e Xangai, e que tem um friozinho europeu”, disse Sidônio ao falar de suas origens.
Sidônio participou da produção do pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a proposta de isenção do Imposto de Renda e do pacote de corte de gastos. Ele também produziu o vídeo em que Lula aparece ao lado de Haddad, Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet, para defender a autonomia do novo presidente do BC e prometer responsabilidade com as contas públicas.
Segundo assessores, Lula vem se queixando de não ter um marqueteiro no governo, função que foi exercida nos governos anteriores por Duda Mendonça e João Santana.
Quem é Sidônio Palmeira
Formado em engenharia, Sidônio tem o perfil mais discreto e pragmático. Sua experiência política começou como líder estudantil na Universidade Federal da Bahia. Foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes, entre 1981 e 1982, em chapa ligada ao PCdoB, junto com a hoje deputada federal Lídice da Mata (PSB).
Como militante, atuava na luta pela abertura política, por assistência estudantil e na oposição ao então governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães, também conhecido como ACM.
Ao sair da faculdade, migrou para a área de comunicação. Fez a campanha política, em 1992, de Lídice da Mata, na época no PSDB, que foi então eleita a primeira mulher prefeita de Salvador.
Conquistou fama mesmo com a campanha do hoje senador Jacques Wagner (PT) ao governo baiano, em 2006. A partir daí, sua empresa de comunicação venceu sucessivas concorrências de contratos de publicidade do Governo da Bahia. E em 2014, elegeu o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, como governador. Na época, a campanha foi considerada um sucesso porque Rui Costa não era conhecido pelo eleitorado.