O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a Via Bahia vai deixar a concessão das BR’s 116 e 324.
A empresa administra as rodovias desde 2014 e é alvo críticas por conta do não cumprimento do contrato que prevê, por exemplo, a duplicação das estradas baianas.
A declaração de Rui foi dada na manhã deste sábado, 21, em uma coletiva de imprensa no Hotel Livramento, em Vitória da Conquista.
“Na quinta-feira, 19, foi o último dia dado para a Via Bahia entrar em acordo com o Governo e não se chegou ao acordo. Não tendo o acordo, nós solicitamos então que a Via Bahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o Governo vai retirar a Via Bahia da concessão. Isso era homologado ainda, será submetido ao pleno do Tribunal de Contas. Se o pelo do TCU entender justo e acertado o encaminhamento de retirada da Via Bahia nas condições que estão escritas na negociação, a Via Bahia sai em dezembro”, disse o ex-governador da Bahia.
Na conversa, Rui Costa também afirmou que com a saída da Via Bahia, a Governo Federal vai assumir obras importantes na estrada, que começarão a ser executado nos primeiros meses de 2025.
“Vamos preparar uma outra concessão, mas enquanto prepara, nós vamos fazer os investimentos na 116 e na BR-324. Falta o julgamento final do Tribunal de Contas, mas está encaminhada a retirada da Via Bahia. Tanto na 116, quando na 324 porque ela não vem executando plenamente o contrato e não sinalizou nenhuma proposta dentro dos parâmetros legais”, finalizou.
A duplicação da BR-116 é uma das obras mais esperadas pela população de Vitória da Conquista e região sudoeste.