Vitória da Conquista atingiu na última quarta-feira (05), o número 2854 casos confirmados de Coronavírus. O município também chegou à triste marca de 66 mortes pela doença. Gráficos feitos pelo advogado Alexandre Xandó mostra como estão distribuídas as mortes.
Em relação aos bairros, a maior parte das mortes são de moradores de bairros da zona oeste: Ibirapuera, Vila Serrana, Brasil e Patagônia. Um ponto que vale ser ressaltado é que, apesar de os bairros Candeias e Boa Vista registrarem a maior parte dos casos da doença, cada um registrou apenas uma morte pela Covid-19.
Entre os distritos e povoados da zona rural, o número total de mortos chegou a 5. Ao todo, já foram confirmados 86 casos da doença. A maior parte desses casos estão concentrados nos distritos de Inhobim e no Povoado de Capinal, com 9 e 7 mortes respectivamente.
Os gráficos também mostram em quais quantos pacientes com Coronavírus faleceram em cada unidade de saúde. O Hospital de Base encabeça a lista com 25 mortes, seguido pelo Hospital São Vicente com 22 mortes. O Hospital das Clínicas de Conquista, apesar de ser um dos hospitais de referência no tratamento da doença, registrou apenas 5 mortes de pacientes conquistenses pela doença.
Desde a reabertura do comércio, os números do Coronavírus dispararam, aumentando em 2702 em pouco mais de 2 meses. As mortes passaram de 5 para 66. Por outro lado, o índice de isolamento social, forma mais eficaz de prevenir a disseminação do vírus, é de apenas 38,5%, muito distante dos 70% recomendados pelas organizações de saúde.