A composição das chapas majoritárias para à Prefeitura de Vitória da Conquista continua sendo o principal assunto das Eleições Municipais de 2024. As especulações em torno dos vices são grandes.
Enquanto a pré-candidata à prefeita Lúcia Rocha (MDB) já definiu o vereador Marcus Vinicius (Podemos) como seu vice, os pré-candidatos Waldenor Pereira (PT) e Sheila Lemos (União Brasil) ainda esperam os acordos políticos para a escolha dos nomes. Para compor a chapa com a atual prefeita que buscará a reeleição, os nomes ventilados são o do médico ortopedista Aloíso Alan (Republicanos), o do médico e secretário Municipal de Saúde Vinícius Rodrigues (PDT) e o do empresário João César Guimarães (PP).
Já para compor a chapa com Waldenor, o nome ainda é uma incógnita. No entanto, nesta quarta-feira (24), o jornalista Daniel Silva, no Redação Notícias revelou a possibilidade do nome da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Vitória da Conquista e professora da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luciana Silva.
“Sheila não define qual é o vice dela. Waldenor não definiu qual é o vice dele. Apenas a candidatura Lúcia Rocha, que já definiu o vice, que é o Dr. Marcus Vinícius. Mas o zunzum está falando sobre a possibilidade de Luciana Silva, presidente da OAB, aqui em Vitória da Conquista, ser vice de Waldenor”, declarou Silva.
No caso da chapa de Waldenor ainda existe a indefinição do nome do vice porque o grupo político ainda está buscando uma única candidatura para representar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Isso porque, além de Waldenor, representante do PT, Lúcia Rocha, também integra a base do govenador Jerônimo já que é a representante do MDB.
Um dos motivos da visita de Jerônimo a Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (25), é para “acalmar os ânimos” da base aliada. Segundo o radialista Ricardo Gordo, a agenda do governador não foi divulgada. No entanto, o que se sabe, até o momento, é que o gestor participará de uma reunião na Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). Mas, existe a possibilidade do governador se reunir com a sua base política para definir como será a disputa para à Prefeitura de Vitória da Conquista. “Amanhã o governador estará aqui em Vitória da Conquista. Com certeza você vai se reunir com sua base. O que significa dizer que ele se reunirá com Waldenor e se reunirá também com Lúcia Rocha”, disse Gordo.
Os comunicadores realizaram uma análise da atual conjuntura política. Segundo Ricardo Gordo, hoje, Sheila Lemos, Lúcia Rocha e Waldenor estão empatados tecnicamente na. Por essa razão, para Daniel Silva, uma possível chapa composta por Waldenor Pereira e Lúcia Rocha tem forças para vencer no primeiro turno.
“Se alguém da base do governo desistir de apoiar um outro candidato, pode tornar a eleição de um turno só em Conquista. (…) É importante fazer a seguinte análise: isso que estamos falando aqui é um recorte bem circunstanciado. Até o primeiro domingo de outubro desse ano, tem muita água para passar por debaixo dessa ponte”, explicou Silva.