A Prefeitura de Vitória da Conquista inaugurou nesta terça-feira (26), um novo posto de vacinação contra o Coronavírus no Boulevard Shopping. Diferente do posto de vacinação que fica localizado na sede do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRS), no bairro Patagônia, o local foi pensado para os profissionais de saúde que não possuem carro, e estavam impossibilitados de receber a vacina que estava sendo aplicada apenas na modalidade drive thru.
Assim como feito no posto de vacinação do CPRS, a Câmara de Vereadores esteve presente fiscalizando o local e o processo de vacinação. O presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), acompanhado dos vereadores Ricardo Babão (PCdoB), Márcia Viviane (PT), Alexandre Xandó (PT) e Hermínio Oliveira (Podemos), Orlando Filho (PRTB), Muniz (Avante) esteve no local juntamente com representantes de órgãos fiscalizatórios como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho de Saúde.
O objetivo da ação é garantir a lisura do processo, assegurando que a vacina chegue aos grupos prioritários e também evitar problemas como os vistos no início da vacinação. “Esse é o papel da Câmara de Vereadores. Semana passada estivemos no CPRS, agora estamos aqui no Boulevard, exercendo o papel da Câmara, papel fiscalizador. Nós temos que entregar esse trabalho para a sociedade. Também iremos em outros locais de vacinação, representando a sociedade”, ponderou Dudé.
Durante a primeira semana de vacinação, um imbróglio foi causado pelo fato de alguns profissionais não terem conseguido se vacinar em decorrência de divergências existentes na lista de vacinação encaminhada pelas respectivas unidades hospitalares dos profissionais que atuam na linha de frente do Coronavírus.
Sobre esses problemas, o presidente do legislativo afirmou que o momento é de esquecer problemas políticos, uma vez que a pandemia por si só já provocou muito sofrimento. “A população já tem sofrido demais por causa da Covid-19. As pessoas precisam ter juízo e esquecer as querelas e focar na esperança que está aqui, que é a vacina”, reforçou.
Também hoje, representantes do MP, OAB e Conselho de Saúde realizaram uma ação fiscalizatória no ponto de vacinação instalado no CPRS. Os pontos de vacinação funcionam de 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h.