A sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra foi realizada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na última quarta-feira (29). O evento contou com apresentações de capoeira, samba de rodas discussões acerca das políticas públicas de igualdade racial no município, entre outras, contudo, o que chamou muita atenção foi a ausência de 11 dos 21 vereadores.
Apesar de ser uma sessão especial, a presença dos vereadores era obrigatória, como em qualquer sessão ordinária. No entanto, alguns parecem ter boicotado a sessão que contou com apresentações culturais oriundas de religiões de matriz africana.
Alguns vereadores, declaradamente evangélicos, que já causaram polêmica ao rechaçar pautas como combate à homofobia, não compareceram à sessão.
Além das apresentações, a sessão teve ainda a entrega dos Troféus Zumbi dos Palmares e Paranauê. O último foi de autoria do vereador Alexandre Xandó (PT) que entregou berimbaus, como forma simbólica de reiterar a importância do esporte na preservação de vidas.
Os vereadores ausentes foram Ivan Cordeiro (PTB), Lúcia Rocha (MDB), Luciano Gomes (PCdoB), Nelson de Vivi (DEM), Nildo Freitas (Podemos), Subtenente Muniz (Avante), Viviane Sampaio (PT), Adinilson Pereira (MDB), Dinho dos Campinhos (PP), Edivaldo Ferreira Júnior (PTB) e Bibia (MDB).
Apesar da ausência de muitos edis, a sessão contou com o plenário lotado.