Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Vereadores da oposição criticam uso de fake news na Câmara Municipal

Random image

O discurso do vereador Nelson de Vivi (DEM), baseado em fake News para justificar seu posicionamento contrário ao lockdown em Vitória da Conquista, durante a sessão da Câmara Municipal, na quarta-feira (3), está repercutindo na cidade. Ele usou infomações falsas sobre a situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Alguns vereadores da oposição de Vitória da Conquista se pronunciaram sobre o ocorrido. Para o Blog do Sena, o vereador Alexandre Xandó (PT) disse que tem visto um discurso negacionista muito forte na Câmara e rebateu. “O Colega Nelson fala que é preciso ‘retirar a ideologia da discussão do COVID’, mas parece que se esquece que quem mais trouxe a disputa para o campo ideológico foi o seu Presidente da República, ao dizer que não compraria a Vacina Chinesa Sinovac pois, supostamente, esta possuiria chips e causaria mutações nas pessoas, transformando-as em jacarés”.

Xandó, que também é advogado e professor universitário, ainda contestou a ideia dita pelo vereador do DEM de que o Brasil é o país que mais recuperou pessoas doentes. “Se temos uma quantidade grande de pessoas recuperadas, não foi um milagre causado pelo tsunami de Cloroquina de Bolsonaro, mas sim porque somos o segundo país com mais pessoas infectadas – apesar de sermos apenas o sexto mais populoso. E isso sem levar em conta a altíssima subnotificação, ocasionada pela escassez de testes na rede pública”, disse

Sobre a fala do vereador Nelson, que o Governo Federal apoiou as empresas durante a pandemia, Xandó chama atenção ao fato de que a quantidade de micro e pequenas empresas que conseguiram acessar o PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) foi muito baixo, havendo inclusive sobra de crédito, o que levou várias dessas empresas a fecharem as portas.

Já a vereadora Viviane Sampaio (PT), usou sua conta no Instagram para manifestar seu posicionamento sobre a fala do colega. Além de postar fontes confiáveis com informações sobre a situação da pandemia no país, a parlamentar, que também é enfermeira e advogada, declarou que um vereador precisa ter responsabilidade com as falas na tribuna da Câmara.

“Hoje é muito fácil ter acesso à informação e ao conhecimento, e infelizmente, também é fácil acreditar em fake News. Mas, um vereador precisa ser responsável ao usar a tribuna da Câmara, apurar os dados para não passar mentira adiante”, disse.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também