Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Vereadores com mandatos do PT e do PCdoB vão continuar nos partidos e disputarão eleições pela Federação Brasil da Esperança

Random image

A ‘janela partidária’, o prazo para que os vereadoras e vereadores que desejam mudar de partido político possam fazer a troca de legenda sem o risco de perder o mandato, teve início nessa quinta-feira (7). A mudança é necessária para quem pretende concorrer às eleições municipais de 2024. O prazo para a troca de partido vai até o dia 5 de abril.

Para as eleições deste ano, apenas vereadoras e vereadores eleitos em 2020 e que vão se candidatar no pleito de outubro podem aproveitar a janela. Em Vitória da Conquista, muitos vereadores com mandatos devem aproveitar o período para se filiarem a outros partidos, como o Blog do Sena já adiantou. No entanto, nenhum deles pertencem a Federação Brasil da Esperança composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Na atual legislatura, a Federação Brasil da Esperança possui 7 vereadores, sendo 4 do PT e 3 do PCdoB. São eles: Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó PT), Andreson Ribeiro (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB) e Luciano Oliveira (PCdoB). Já o PV não elegeu nenhum vereador nas últimas eleições.
De acordo com a apuração do Blog do Sena, todos os 7 vereadores vão permanecer nos seus respectivos partidos e disputarão as Eleições Municipais de 2024, que serão realizadas em outubro, pela federação. Será a primeira vez que a eleição municipal será disputada com a federação e promete ser bastante acirrada Anteriormente, ocorreu nas eleições estaduais e federais, em 2020.

Surpresa ou não, os vereadores Ricardo Babão e Luciano Gomes vão permanecer no PCdoB. A possibilidade da saída dos vereadores do partido chegou a ser ventilada já que os edis estavam bem próximos à atual prefeita Sheila Lemos (União Brasil). Mesmo integrando a Bancada de Oposição, os vereadores votaram a favor, junto com a Bancada de Situação, para Projetos de Leis de autoria da Prefeitura. Alguns polêmicos, como a “taxa do lixo”, que foi bastante criticada pela oposição. No entando, eles vão permanencer na sigla.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também