Na grande maioria dos municípios do Brasil, os estabelecimentos de atividades físicas foram fechados como medida para conter o avanço do Novo Coronavírus. No entanto, na última segunda-feira(11), o presidente Jair Bolsonaro incluiu, via decreto,as academias de ginástica, os salões de beleza e as barbearias como serviços essenciais. A discussão ganhou destaque e, acompanhando o presidente, o vereador de Vitória da Conquista Sidney Oliveira (Republicanos) apresentou uma indicação ao prefeito Herzem Gusmão (MDB) para que o decreto municipal também garanta o funcionamento das academias.
A indicação nº 428 de 2020, do vereador Sidney, usa como justificativa a importância da atividade física. “É importante compreender que a atividade física na sociedade é qualquer movimento corporal muscoesquelético que gera dispêndio energético, enquanto o exercício físico é a atividade física planejada e estruturada com o objetivo de manter ou melhorar a aptidão física”, diz o texto.
A indicação do vereador iria para votação nesta sexta-feira(15), porém, devido a problemas técnicos, a sessão virtual da Câmara foi interrompida e suspensa. A proposta deverá voltar à pauta na próxima sessão.